sábado, janeiro 29, 2005

Personalidade do Mês de Janeiro.



Folke Bernadotte

Folke Bernadotte nasceu em Estocolmo em 2 de Janeiro 1895. Descendente do Marshall Jean Bernadotte de Napoleonic, que em 1810 foi eleito príncipe da coroa da Suécia e em 1818 sucedeu ao trono como Charles XIV, Bernadotte era também um dos netos do rei Oscar II da Suécia e de um sobrinho do rei Gustav V.

Durante a II Grande Guerra, teve um papel fundamental como vice presidente da cruz vermelha sueca, supervisionando a troca de prisioneiros de guerra britânicos e alemães. Este trabalho fez com que participasse em várias conferências com os altos representantes dos dois países.

A 20 de Maio de 1948, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da O.N.U concordaram na escolha deBernadotte como o mediador para a paz no conflito Israel-Árabe. Dez dias mais tarde inicia conferências com os líderes árabes e Judeus na Palestina. A 28 de Junho propôs à Liga Árabe e ao governo israelita um plano de paz que ambos os lados rejeitaram em parte .


A 17 de Setembro Bernadotte e o coronel Andre P. Serot da força aérea francesa foram assassinados em Jerusalém por membros do grupo Stern , uma organização extremista que já tinha cometido numerosos atentados.

Três dias após a sua morte, o relatório final de Bernadotte dos seus esforços para a paz foi publicado em Paris. Foi esse relatório que alertou a Assembleia Geral das Nações Unidas. para
uma paz que teria de ser imposta.



Bibliografia
A Enciclopédia Americana , 1988
Hewins, Ralph, Biografia de Folke Bernadotte: A Sua Vida e Trabalho , 1950


Posted by Hello