segunda-feira, outubro 17, 2005

Palavras Soltas



Deixa-me com alguma nostalgia, aqueles tempos em que o Hip Hop tuga era realmente underground, não é que eu seja um saudosista, que acredita que D.Sebastião virá a cavalo para salvar Portugal, a verdade é que o Hip Hop saltou para primeiro plano, e agora ele está por ai, a rádio toca os hits da moda, desde o Boss Ac, a Dealemma, Ofício, Sagas, passando por aquelas que não são bem Hip Hop, mas que o Hip Hop trouxe para a moda, o Hip Hop é banda sonora de séries televisivas da TVI e também de um dos programas mais visto pelos jovens, a telenovela "Morangos Com Açúcar". Podemos até mandar um sms para um número desses que o anúncio se esforça por passar de pressa, o preço de valor acrescentado da mensagem, e conseguirmos uma música para o nosso telemóvel do "Peido Rap".
O Hip Hop está na moda. Lembro de há uns anos atrás ir à King Size, que era numa paralela à rua Augusta, e ir ao piso de cima (onde batia sempre com a cabeça), onde para lá estavam uns CD´s de Hip Hop tuga, porque o piso de baixo vendia roupa. Na altura eram dois ou trás CD´s de Hip Hop tuga, não consigo precisar.
O Hip Hop era pouco, mas genuíno. Fui há dias atrás a uma Fnac e reparei na quantidade de CD`s de Hip Hop tuga, antes era fácil acompanhar o que saia, agora já desisti de seguir o fio à meada, o mercado está inundado, e isso nem sempre é positivo.A verdade é que com o passar dos anos tudo vai mudando, e o Hip Hop é característico dos escalões etários mais novos, lembrando as fases poéticas de muitos autores, que na adolescência querem mudar o mundo, e vão cada vez mais ficando resignados e absorvidos pela sociedade. Se esse é o meu caminho, prefiro não crescer, e continuar a ser aquele eterno menino que julga poder mudar o mundo. Esta é a minha interpretação do Hip Hop, a cultura que marca a moda juvenil dos nossos tempos, mas essa mesma moda que me querem vender, não é aquela em que eu acredito e que habituei a amar e a viver, não é uma cultura de streetwear hiper-dispendioso, para quem quer "manter a pausa", não é o apelo à violência e ao consumismo, é antes uma visão estruturada da realidade, não disparando sem apelo nem agravo, e pior, sem sentido, em todas as direcções, sem pensar a realidade em causa.
Posted by Picasa

4 Comments:

At 6:47 da tarde, Blogger Nicolau said...

Nem acredito que nunca tinha vistitado este blog!

Ou se tinha não me lembro.

Cheguei aqui através do fórum do H2T (a wabes postou link praki).

Concordo com tudo. Na verdade, à medida que o tempo vai passando e o Hiphop me vai oferecendo cada vez menos surpresas, muitas vezes me encontro com aquela tendência conformista de me 'render' ao sistema. E esse "render" ao sistema não é começar a trabalhar para uma empresa e viver num sistema capitalista sem rabujar, é render naquele sentido desprezível de perder a vontade de mudar as coisas porque não importa o quanto me esforço, elas nunca mudam. As massas são um lobby demasiado forte para este pequeno grupo de pressão chamado Hiphop.

...Digo eu a mim mesma quando acho que já não vale a pena.

Felizmente esses momentos passam e acabo sempre por descobrir uma nova motivação, que me 'salva' da atitude derrotisma que o sistema nos quer vender. Pessoas conformistas são bem mais fáceis de dominar e controlar, e isso é algo que não quero pra mim.

Bom post!

 
At 2:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bem...ja n passava por aki há algum tempo...tens andado ocupado! é bom d ver!!:o)
Posso não perceber muito de hiphop, posso n ser perita mas devo dizer que concordo com o que disseste. O que é "moda" não é necessariamente o que é "bom". Ao tornar-se moda, tornou-se excessivamente comercial e perdeu-se aquela "ingenuidade" que falavas...agr o k não falta p'aí é cinkuenta centimos e semelhantes em português...Ainda bem que muitos que já "lutam" há tanto temmpo para ser reconhecidos o sejam...mas serem apaparicados pelas rádios, e quem sabe "pressionados" pelas editoras foge à minha compreensão e àkilo que sempre julguei que era o hh. Akele som verdadeiro, akelas letras k realmente diziam algo, sem serem necssariamente ontra a sociedade, contra tudo ou todos... hoje em dia...é uma coisa de putos, k ouvem por ouvir...pk é "fixe", sem darem importância a tudo o que está para trás...
Sinceramente...faz o que tens a fazer e o que o teu coração manda...falta pureza à indústria e ñ te deixes levar pelo mercado!
Bem haja e boa sorte!!:')

 
At 7:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com isso.
Parabens pelo blog

 
At 10:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo em cada vírgula e em cada ponto. Excelente

 

Enviar um comentário

<< Home