sábado, janeiro 28, 2006

Palavras Soltas




Tendo em conta que segundo o Eurostat, a esperança média de vida em Portugal era em 2003, cerca de 74,2 para os homens e de 80,5 para as mulheres, existe uma situação que merece o meu reparo e que me deixa preocupado e é ela as filas de espera, quem nunca esteve à espera? Duvido que alguém possa afirmar que nunca esperou em nenhum serviço ou situação em que tenha estado envolvido.
Analisamos assim, as esperas que já são míticas: segundo o DN, em 2005, o número de doentes que aguardavam (muitos se calhar ainda esperam) por uma operação ascendia já aos 224 mil e em média cada doente tinha de esperar um ano para ser atendido. A análise é simples, ou seja, um homem perde aproximadamente 1,35% da sua vida à espera da cirurgia.
Por sua vez segundo o Jornal o Público de Dezembro de 2005, Os cidadãos portugueses são os que mais tempo esperam pelo autocarro em toda a União Europeia por exemplo em Setúbal, a espera média na chamada hora de ponta é de 30 minutos, ora se pensarmos bem, um indivíduo que trabalhe 5 dias por semana, esperará cerca de 150 minutos, ou seja, 2 horas e meia por semana, o que dá uma média de 3300 minutos por mês e cerca de 39600 por ano o que equivale a 660 horas por ano, assim ao fim de 13,3 anos de espera, uma pessoa terá perdido cerca de 1,35% da sua vida à espera.
A situação continua, a espera é também reconhecidamente mítica nas Finanças, no Centro de Emprego, no Posto de Saúde, nas Urgências dos hospitais, na Segurança Social e em mais uma dezena de outros sítios onde a espera è rotina.
Perante esta análise sou levado a concluir que parte da minha vida é passada à espera, à espera e à espera…, espero para nascer, espero para ser vacinado, espero para abrir os presentes no Natal, espero pelas notas da escola, espero que deus ou diabo apareçam, espero que esperes por mim, espero que apareças por minha casa para bebermos um copo, espero, espero espero até que a morte nos separe. .
Posted by Picasa

1 Comments:

At 11:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem...andas mesmo nostálgico!!:p
Mas isso pode ser tudo verdade, esperar é algo que ninguém gosta. No entanto a paciência não deixa de ser uma virtude, e a imaginação um ponto a favor.
Porquê? Enquanto esperamos pelo autocarro por que não ir lendo, ouvir música ou simplesmente pensar na vida?! lolol
Sim vamos ter que esperar por muita coisa na vida, mas não fará isso parte da vida? Não devíamos encarar tudo com pessimismo...porque a espera pode ser equivalente ao tempo que passamos em frente à tv...o que tempo que passamos em frente ao computador, ao tempo nas aulas, o tempo que esperamos para sair do trabalho...se pensarmos em toda a espera que temos pela frente não vivemos... :p
"Carpe Diem" :o)

Keep going!:') **

 

Enviar um comentário

<< Home