terça-feira, janeiro 29, 2008

O que poderá levar as pessoas a partilhar vidas em comum?

O que é que está por detrás da instituição matrimónio para além da própria necessidade gregária?

A resposta é complexa e talvez se prenda com uma certa necessidade de provarmos a nossa própria existência, garantirmos que temos alguém para partilhar a história da nossa vida, porque o rebuliço quotidiano facilmente tornaria a nossa existência ainda mais mísera e mesquinha.

Uma relação encerra também um certo carácter metafísico, porque nas relações de longa duração, existe uma mística de evolução, um passado comum. A este respeito lembro-me sempre da ideia de uma partilha de sonhos e da própria consciência de um passado comum, à semelhança dos sentimentos que nos incutem a pertença a uma Nação.

Quando penso em relações, para além do sexo, da amizade e da conveniência que elas trazem, sinto que nelas algo de mais importante se encerra, é a própria ideia de compromisso, não na óptica de quem busca “um rio aonde ir ter” ou no alcance de umas espécie de ideal platónico-cristão de mundo perfeito através do desprendimento aos prazeres terrenos, é antes a garantia de integridade e perseverança.

A natureza poligâmica do homem esta latente em todos os seus comportamentos. Actualmente gerou-se uma certa corrente feminina, fruto de um emancipação sexual recente, que tenta incutir na mulher esse mesmo espírito. È natural que assim o seja, porque décadas de machismo retrógrado, geram sentimentos mais efusivos.

Ouvia na rádio um programa onde algumas raparigas falavam dos seus feitos sexuais, como predadores que discutem as suas caçadas. E nisto exista algo de pouco genuíno, senti algo de vazio no que diziam.
Custa-me todavia a acreditar no amor, porque a abstracção que encerra é inexplicável: numa relação o amor seria uma ínfima parte de um todo que para além da natureza sexual e social, agrega muito de conveniência e de lei natural vigente.

1 Comments:

At 7:11 da tarde, Blogger FANTASIA said...

Maravilhoso conteudo, é tudo o que eu sempre quiz expressar e não conseguia. Concordo com tudo o que esta escrito. Parabens

 

Enviar um comentário

<< Home